Você faz parte de alguma rede social virtual? Se a respostar for sim, quantas? Se não, você deve estar fora “mundo virtual” que cresce a cada dia.
No momento que escrevo este texto, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo estão usando algum aparelho digital, conectados ao “mundo digital”.
Acha que estou exagerando? Não. Incluo nestes “aparelhos” os sites de relacionamentos: Orkut, Twitter, Msn, Facebook, blogs etc; os aparelhos celulares – no qual você pode estar usando o recurso de texto sms –etc.
Com todos estes recursos digitais disponíveis, a questão da mudança de comportamento das pessoas em se relacionar fica aberta.
Talvez seja um mundo mais ficcional do que real, no qual todos usuários podem ser, produzir, interpretar ou apenas fingir que é ou “está” alguma coisa.
Direcionando o pensamento para as redes sociais virtuais, imagino – e creio ser o mais correto – que as pessoas mais sensatas e “normais”, usem estes mecanismos da internet para se organizar mais rapidamente e poder usar mais livremente o seu tempo no mundo real. Não imagino que as pessoas possam preferir ficar mais tempo em frente ao computar do que se relacionarem pessoalmente com as outras pessoas e tudo de real que tem o mundo.
As redes sociais possibilitam que os usuários se relacionem com diversas pessoas ao mesmo tempo, assim sendo, aumentando o seu ciclo de relacionamento, tanto dentro do virtual, como fora, com a possibilidade de interatividade real. Você pode falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo em tempo real.
Creio que isso ajuda as pessoas a se abrirem mais para o mundo. Com novas experiências, como conhecer novas formas de se pensar, de se viver, de se comunicar, outras culturas etc.
Não acho que as relações interpessoais – cara a cara - diminuíram por causa do “mundo virtual’”, mas sim fez com que as pessoas se aproximassem mais, com isso a possibilidade de um programa, encontro ou aproximação no “mundo real” se torne maior.
Um ponto importante é que, acontece o que acontecer com as relações virtuais, tudo o que é produzido pela internet vem não dá máquina, mas sim do ser humano. O que me tranqüiliza sobre qualquer dúvida.
________
ENQUETE:
Sinceramente; você se vê vivendo em um mundo sem internet e/ou celular? Pense, agora, bem rapidamente, quanto tempo você conseguiria ficar sem estes recursos. Um minuto, uma hora, um dia, um mês...
Eu não conseguiria passar mais do que uns 3 dias, bem, é o que acho agora, sem muita análise da pergunta. E vocÊ?
(1) Uma hora
(2) Doze horas
(3) Um dia
(4) Uma semana
(5) Um mês
Mande sua opinião para o meu email que a enquete será divulgada na próxima postagem: machado.gustavo@globomail.com
________
LEIA MAIS:
- A ciência e o futuro: Relações interpessoais
- Direitos no SecondLife: Realidade Virtual ou Virtual Realidade?
________
FÓRUM:
- Você prefere se relacionar como? No mundo real ou virtual?
Nenhum comentário:
Postar um comentário