Por Ana Elisa Arnold (OPINIÃO)
A internet surge como uma nova forma de agilizar a comunicação e, com ela, a ideia de se criar um novo espaço para informação. As amplas possibilidades trazidas por esse meio formam, em conjunto, o instrumento da mídia para levar informação e promover a interatividade com seus leitores. Mas essa questão vai mais além nos dias atuais. E é isso que se precisa discutir.
O foco das críticas no que se refere ao jornalismo online tem se voltado muito para a superficialidade e credibilidade das informações. O motivo maior das críticas fica por conta da rapidez com que são escritas, em função do chamado “tempo real”. Mas hoje isso já está mudando. News na internet é um fenômeno consideravelmente recente. E se antes as pessoas não a “levavam muito a fé”, hoje, com a nova onda de jornais em versão online, essa visão negativa está caindo por terra. E essa forma de se consumir notícia tem sido para o leitor extremamente vantajosa, pois aquele que não pode comprar o jornal diariamente, ou não tem tempo para ler notícias impressas ou televisivas, acaba optando por esse meio.
Um outro fator que tem agregado valor aos veículos da internet é a vantagem de se mesclar as diversas mídias e promover a interação entre os leitores e comunicadores. É interessante esse fenômeno, ainda que para os jornalistas o processo de criação e publicação da notícia, acabe ficando mais trabalhoso. O jornalismo online, tem sido a “a onda do momento”, aquilo que talvez vá revolucionar a forma de se transmitir notícia (se é que já não está sendo), ainda que, diante de muitos, não tenha a mesma magia que o impresso, o impacto do televisivo, ou a mobilidade do radiofônico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário