
Constituída pelo agrupamento de pessoas com interesses em comum que encontram na internet uma forma de trocar experiências vividas, este tipo de comunidade tem como uma de suas principais características o fato de ignorar o espaço geográfico. Pessoas de vários países diferentes podem se relacionar através delas, sem precisar necessariamente estar no mesmo lugar.
Outro fato que não podemos deixar de citar é a total liberdade de seus integrantes para a produção e divulgação de conteúdos. Deixando de lado a velha comunicação unidirecional, a filosofia aqui é aparecer. Entre os conteúdos produzidos e divulgados podemos encontrar uma vasta coleção de assuntos que vão desde exageradas futilidades, até fatores relativamente importantes.
Algumas dessas comunidades estão sendo adotadas até por empresas que a fim de manter uma maior proximidade de seu público se rendem aos inúmeros recursos oferecidos pela mesma. Um forte exemplo disso é o Twitter, que já está sendo utilizado inclusive por um dos maiores jornais do mundo, o New York Times.
Não muito diferente das tradicionais, as comunidades virtuais, Além de proporcionar aos seus usuários uma maior interatividade com o mundo, costumam dividir seus integrantes por “tribos”. O objetivo central é promover uma integração geral, sem que haja a exclusão de nenhum indivíduo.
Neste sentido podemos prever em um futuro não muito distante uma sociedade que se relacione não por fatores herdados, como parentescos e proximidades regionais, por exemplo, mais sim por opção, uma vez que a tecnologia tem trabalhado cada vez mais a favor da liberdade de expressão.
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