Por Luís Gustavo Machado (Opinião)
Bom, a pergunta do título chega a ser semelhante a está: _ Como explicar a economia atual? São perguntas com várias respostas, porém sem muitas certezas.
A Era Digital está aí para que todos usem, sem regulamentação - o que é preocupante -, e com variadas opções de sites de informação e relacionamento. O cidadão pode ser o que quiser através do seu computar ligado à internet. Pode ser escritor, ator, apresentador, cineasta, roteirista, homem, mulher, criança, velho, e tudo mais. Ou apenas ser você, na verdade pura.
A internet vem mudando a forma de fazer jornalismo, por exemplo. Porém de uma forma com que já se especula ser o fim dos jornais impressos. Bem disse Verissimo em sua coluna do último domingo no jornal O Globo. O texto diz sobre quando o escritor foi trabalhar na cobertura jornalística da Copa do Mundo do México em 1986, e lá estando via os americanos e europeus usando os seus laptops para mandar as informações para os seus países, enquanto Ele e mais alguns jornalistas “atrasados” esperando os aparelhos de telex para transmitir as matérias para as redações no Brasil e mundo a fora.
Veríssimo diz inda no seu texto que nas Copas seguintes todos os jornalistas já usavam os seus próprios laptops. E finaliza o seu texto com algumas conclusões: “O que era para se um instrumento do jornalismo impresso está substituindo o jornal impresso”. “ A notícia do futuro irá da máquina para a máquina, sem necessidade do jornal como nós o conhecemos, e amamos. Talvez já na Copa de 2014”
Acho que a ideia da Era Digital é tornar as funções burocráticas mais fáceis. Cito com exemplo a digitalização de documentos públicos. Tudo é mais rápido, seguro e fácil. Você tem acesso aos seus documentos, contas de banco, boletim de escola, lojas virtuais etc, em uma simples pesquisa pela rede mundial de computadores.
Claro que muitas funções exercidas pelo papel, ou sistema analógico vão cair em desuso, mas não porque a Era Digital é má, e sim como forma de simplificar e agilizar o mundo em que vivemos, efeito da Globalização .
No caso dos jornais impressos acabarem e serem substituídos pelos on line, isso parece acontecer daqui a alguns anos, quando a geração da Era Digital crescer e por não ter o hábito de ler jornal ou livros no papel, a extinção destes pode acontecer. Mas não pelo mal, e sim para simplificar a vida das pessoas. Ainda bem que eu vou viver mais alguns bons anos lendo o meu jornal impresso, que tem todo um charme especial, pra mim.
Porém, não posso fechar os olhos para a realidade. Os principais jornais do mundo, como NYT, Le Monde, entre outros, já estudam acabar com os seus jornais impressos e passar os seus conteúdos totais para seus respectivos sites. A internet possibilita maior integração entre as mídias. Em uma só matéria pelo site você pode se informar através de texto, foto, áudio, gráficos, vídeos e o que mais a sua criatividade conseguir criar.
Vejo a Era Digital como forma de acréscimo neste mundo tão rápido e atualizado. Quem não está na era digital, com certeza não vive neste mundo, ou, não sei o que querem da vida...
Bill Gates disse a dias atrás em uma entrevista: "Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios"
Acho um pouco exagerada está afirmação, mas relevante quando se tratando de um dos homens mais importantes da tecnologia no mundo.
ENQUETE:
Você acha que os jornais impressos, mesmo os tradicionais, vão acabar e migrar todo o seu conteúdo para os seus respectivos sites?
(1) Não. Pelo tradicionalismo os jornais impressos vão se manter "vivos" por muitos anos.
(2)Sim. O jornalismo a cada vez mais vai ser digital e pela internet.
Mande sua opinião para o meu email que a enquete será divulgada na próxima postagem: machado.gustavo@globomail.com
LEIA MAIS:
- A Era Digital e seus Desdobramentos estéticos
- Futuro da Internet
FÓRUM:
- A Era Digital veio para possibilitar melhorias na vida das pessoas, ou complica-lá?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário