terça-feira, 30 de junho de 2009

análise dos sites noticiosos : UOL, O GLOBO e NY TIMES.

por Beatriz Leite


UOL NEWS

Nesse site noticioso podemos analisar que a presença de duas barras de busca causa uma confusão ao internauta que acessa pela primeira vez, já que a primeira tem como finalidade a busca pela web e a segunda é possível especificar em Notícias, Vídeos e Web (igual à primeira barra, na qual podemos fazer pesquisa por toda a Web).
Encontram-se na parte central do site, as notícias principais, as quais são muito tranqüilas de serem identificadas por estarem destacadas com letras pretas e detalhes vermelhos, num fundo branco. As editorias ficam na margem esquerda da página e existe uma variedade grande de opções. Na direita, contém as opções de horóscopo, trânsito, tempo e cotações da bolsa.
Ao clicar nas matérias principais, fica nítido que a presença dos hipertextos é suave dentro dos textos da matéria, fazendo com que o SAIBA MAIS se torne a principal ferramenta de busca sobre o assunto em pauta.
A interatividade do site pode ser considerada alta, contando com Grupos de Discussão e Clipping de Notícias. Mas, em contrapartida, não é possível comentar em todas as matérias.
Por fim, levando em conta a multimídia, o site tem muita variedade nessa parte, já que a presença de uma parte dedicada só aos vídeos e fotos é ótima. Além de podermos receber noticias pelo celular e podcast.




O GLOBO ONLINE

Nesse site, a organização é mais perceptível. O menu e a barra de pesquisa se localizam no topo da tela. Editorias juntas como a de “Esportes” e “Economia”, mostra que o foco na interatividade é grande. Pelo lado direito, o internauta consegue acessar blogs dos colunistas, estar atento ao plantão do dia, e entrar direto na parte dedicada à multimídia (dividida claramente em áudios, vídeos e fotos). Ainda em relação à multimídia, as notícias têm condições de serem transmitidas também pelo celular e pelo podcast.
A página inicial é extensa, com boa visibilidade das notícias por estarem em preto e azul em um fundo branco. Além disso, existe um link no qual é possível ler a notícia numa edição digital do jornal.
Os links são bastante utilizados no site todo inclusive dentro dos textos das matérias.
A interatividade toma uma proporção maior com a possibilidade dos comentários e votações em qualquer notícia. Existe um espaço dedicado a “Opinião do Leitor” e um espaço no qual o leitor é quem faz a matéria, chamado “Eu-Repórter”.
Uma novidade em sites do Brasil e que está sendo implantada no Globo Online é o fato do internauta poder montar uma página com o conteúdo que o interessar mais.



NEW YORK TIMES

O Home do site pode ser considerado confuso para alguns, pois é fraca a presença de imagens, predominando os textos. Todas as matérias são destacadas através de links e esses estão presentes nos textos das matérias também.
Existe um menu pequeno no topo da página que concentra vídeos e noticias mais lidas, e outro na margem esquerda do site contendo as editorias mais comuns.
A barra de busca ou pesquisa se localiza logo abaixo do nome (titulo) do site, mantendo o formato da maioria dos sites noticiosos e tornando a busca de fácil acesso. Outro fato é o fundo branco com as letras em preto e azul, tornando-se mais legível e confortável para os olhos.
Falando sobre a parte dedicada a multimídia o site é considerado completo. A presença dos RSS, a existência da possibilidade de opinar sobre as notícias e recebê-las através do e-mail reforça essa visão. Também é possível ler a versão digital do jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário