segunda-feira, 15 de junho de 2009

O "olho no olho" está em baixa!

Por Túlio Baía (Opinião)

Está cada vez mais comum a relação virtual entre as pessoas. Um número assustador de indivíduos usa a grande rede e todas as suas ferramentas e facilidades para conhecer pessoas, estreitar a relação com alguém, até então apenas conhecido e interagir com amigos, no mundo todo. Esse fenômeno é a cada dia mais visível e sensível e uma série de transformações decorrentes dele está vindo à tona.

O advento da internet encurtou as distâncias e aproximou parcialmente as pessoas. Antes da grande rede, alguém que estivesse na Europa, por exemplo, estava muito menos acessível, hoje é fácil e cômodo se comunicar entre grandes distâncias. Por outro lado, há uma substituição do contato pessoal, pelo contato virtual. Em vez das pessoas se reunirem numa praça, bar, shopping ou qualquer outro ambiente de sociabilização, optam pela internet. Isso, de uma forma ou de outra, vai mudando aos poucos o conceito do ser humano sobre as relações interpessoais. A projeção de que num futuro não tão distante o calor humano vai esfriar e alguns sentidos se tornaram menos aguçados pode ser apenas uma visão pessimista, mas se as coisas prosseguirem nesse caminho essas consequências serão inevitáveis.

As comunidades virtuais representam um dos meios pelos quais a relação virtual é concebida. E a vertinosa proliferação dessas comunidades é mais um ponto a favor do esfriamento das relações pessoais.

Outra discussão bastante recorrente em relação a internet é a respeito da disponibilização em massa de conteúdos no meio digital. Qualquer internauta pode dar informações, seja em blogs, páginas de relacionamento etc, sem nenhum tipo de fiscalização da veracidade do que está sendo informado. A internet é um meio livre nesse aspecto e o que pode ser destacado em relação a isso é que a credibilidade na internet está sustentada nos nomes das grandes empresas jornalísticas ou que tenham grande credibilidade na sociedade. Essas se destacarão e sempre vão contar com a confiança dos internautas.

Saiba Mais:


http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=437


http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/05/16/idgnoticia.2006-05-16.0187491499/

Enquete:

Você acha que a disseminação da relação virtual pode tornar o ser humano cada vez mais individualista?

Sim, pois a interatividade da internet é relativa e o meio virtual é um ambiente em que as pessoas não se relacionam fisicamente, o que dificulta o estabelecimento de vínculo.

Não, a internet também representa um meio de sociabilização em que as pessoas exercitam a noção de grupo e pluralidade.

Depende, pois a internet tanto pode agregar quanto isolar as pessoas. O que vai decidir isso é a forma com que as pessoas se relacionam com esse meio.

Fórum:

O que você acha que deve ser evitado na utilização da internet para que esta seja saudável e proveitosa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário