segunda-feira, 15 de junho de 2009

Efeitos da Internet nas relações interpessoais

Por Beatriz Leite (opinião)

Vivemos na era do "Choque Tecnológico". Há uma necessidade cívica de abordar o inevitável poder do virtual nas nossas vidas: Efeitos e conseqüências nos laços sociais; riscos do uso excessivo dos chats e sites de relacionamento em geral e os benefícios de ferramentas como Internet Wireless e dos telemóveis; apresentar uma discussão sobre a ética na rede; perigo e segurança demonstrados nas Cyberpatologias, a fim de tornar mais concreto o passo metaevolutivo atual. Os meios de comunicação de massa são amplificadores de comparação, contribuindo para a individualização dos julgamentos. A mídia favorece a autonomia, estimula e legitima o hedonismo, mas também contribui para o regime da fobia. Se a TV já incentiva/adverte para o pânico, agora com a difusão de novas mídias, isso tende a piorar. Através do celular é possível obter notícias, receber e-mails e mensagens sobre fatos que estão acontecendo quase em tempo real. A função de administração social transcende um pouco, transformando numa dependência o uso dessas mídias.
De forma alguma podemos pensar que a evolução tecnológica e por conseqüência disso, o desenvolvimento de meios de comunicação interpessoais ajudam a desfazer laços sociais e distanciar ainda mais pessoas próximas. O efeito dessas novas tecnologias, a própria Internet, sob uma óptica individual, potencializou sobremaneira a expansão e criação de novas comunidades, vencendo barreiras como distância, língua, etc. Assuntos motivados pela TV são difundidos em sites de entretenimento, em comunidades, o que estimula a interação das pessoas, ou seja, fortalece os laços sociais. A exemplo disso está a utilização cada vez maior de sites como Orkut, Youtube, MSN, etc. Mensagens SMS tem sido cada vez mais utilizadas. Motivos como: Estar em reunião, não querer ou não poder prolongar uma conversa, a questão da rapidez e objetivo das SMS, o preço ser mais barato que o impulso de uma ligação, tudo isso influencia numa procura maior por esses recursos. Sob uma óptica do comunicador e gestor de comunidades, a Internet maximizou a possibilidade de conhecimento de comportamento e valores dos membros destas comunidades e, com isso, a possibilidade do alcance (permitido) dirigido e individual desses membros, o que, por definição, facilita qualquer processo de comunicação, troca, venda, influência, etc.
Presumindo que comunidades são grupos de pessoas que se unem espontaneamente em torno de assuntos, interesses, vontades, comportamento e atitudes comuns em relação a algum tema, ainda sim é difícil saber algo concreto sobre as comunidades virtuais. Pouco se consegue dimensionar. A presença de pontos em comum entre pessoas não as fazem serem parecidas. Comunidades não são construídas. Elas se autoconstroem, apesar de poderem ser potencializadas, incentivadas. Sites, fóruns, grupos de e-mail ou de opinião são dirigidos a determinados públicos e devem servir de palco para interpretação e desenrolar das relações entre indivíduos-membros das comunidades. O planejamento desses sites de comunidades deve se basear nos quatro fatores primordiais de interação, de acordo com estudos clássicos da sociologia: interesse, relacionamento,fantasia e transação. Em contrapartida, como as comunidades evoluem de maneira autogerenciada, seu futuro é, de certa maneira, caótico. Elas podem ser temporárias, e devem ser tratadas no nível sugestional (nível de entendimento da experiência dos usuários). Só quando se entende a experiência, pode-se modelá-la. Considerando que o número de membros de uma comunidade pode ser grande, mercadologicamente nasce um conceito de mass one-to-one ou mass customization, que é a junção da amplitude da comunicação de massa com a profundidade da comunicação dirigida, de forma interativa. As comunidades virtuais se baseiam na união de indivíduos. Isso cria uma relação de proximidade e confiança, potencializando o poder de seus membros. Outro fato que ajuda a tornar seus membros mais poderosos é o uso consciente das comunidades. O saber coordenar, combinar elementos do novo modelo comercial como foco específico e a capacidade de alinhar conteúdo e estratégias de comunicação. Segundo Hagel III e Armstrong, existem indicadores de potencial econômico de comunidades virtuais. No curto prazo, são eles: tamanho, intensidade, "amplitude fractal" e modelo de comunidade (as concentradas em clientes e as orientadas para trocas comerciais entre empresas). Enfim, o cenário da nova economia é esse: grupos sociais reunidos não mais por fatores herdados como parentesco ou proximidade regional, mas sim por fatores de escolha como desejos, vontade e aceitação. Fatores muito mais intangíveis e difíceis de se gerenciar.

Quem nunca leu um texto qualquer na Internet, no qual o autor que assinava era famoso e era de domínio público saber que o mesmo não era quem tinha escrito? Quem nunca recebeu e-mails com fotos impactantes que não passavam de montagens?
Pelo fato de não existir nenhum mecanismo de filtragem das informações, nenhuma regra absoluta, muitas publicações tornam-se vagas e sem credibilidade. Essas são difundidas de maneira desordenada, sem qualquer compromisso com a verdade e não é porque elas conseguem atingir um número considerável de pessoas que irão se tornar confiáveis. E-mails fraudes são os mais comuns. Deveria entrar nesse tópico a discussão sobre a ética na Internet. Apesar de existirem muitos sites de notícias confiáveis, sites que são reais fontes de pesquisas consistentes, por outro lado aparecem sites de pessoas que só estão preocupadas em mostrar coisas sem valor e modificadas a fim de provocar reações diversas nos internautas.


SAIBA MAIS
Pesquisa sobre os benefícios e possíveis prejuízos da internet nas relações interpessoais


Relacionamentos que começaram no chat e deram certo

ENQUETE

. Na rede wireless, existem mais benefícios do que prejuízos?

( ) Sim, pois os dispositivos de rede wireless transmitem e recebem dados através de radiofrequência, permitindo que os diferentes ambientes de uma casa estejam interligados sem a embolação dos cabos de rede espalhados. A instalação é bem mais simples do que uma rede convencional. Sua busca é justificada pela praticidade e acessibilidade nos meios de comunicação.
( ) Não, pois quanto a segurança, caso exista alguém mal intencionado ao seu redor, certamente seus dados estarão em perigo.É extremamente difícil o controle da rede sem fio. É como se um firewall fosse uma muralha que não tivesse condições de bloquear ataques aéreos (a exemplo do War Driving, um dos ataques mais comuns).

FÓRUM

. Com toda essa tecnologia disponível atualmente, tendo em vista que isso tende a crescer ainda mais, é possível afirmar que, assim como novas mídias estão surgindo, um meio substitui outro mais antigo?
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