segunda-feira, 15 de junho de 2009

A internet e as relações interpessoais

Por Thaís Medeiros (opinião)

Desde sua criação a internet vem causando grandes mudanças no que diz respeito à sociedade em geral. Fazendo uma combinação entre praticidade, entretenimento, informação, e recursos multimídia, ela chegou e rapidamente conquistou o seu espaço. Mais convergências de mídias a parte, não podemos deixar de perceber a transformação causada nos indivíduos devido a este meio tão eficaz.

A internet surge como uma espécie de venda de sonhos, ou seja, nela os usuários podem ser o que desejarem, na hora em que quiserem, e da forma em que se pretende ser, o que podemos chamar de autopromoção, que nada mais é do que você se mostrar da forma que realmente quer ser visto. Outra ilusão vendida por este meio é a possibilidade de comunicação à distância, pois como diz a pesquisadora brasileira Lúcia Santaella, “nesse espaço de virtualidade, feito de bytes e luzes, a geografia física não importa, pois qualquer lugar do mundo fica a distância de um clique”. Em outras palavras podemos dizer que a internet mudou a comunicação entre os homens. Hoje você tem uma maior possibilidade de encontrar, dialogar e interagir com pessoas, que não precisam mais estar fisicamente presentes, já que este meio lhe proporciona a aproximação. Mais estaria a internet aproximando realmente os indivíduos? Como fica a comunicação física em meio a tantos recursos? Estaria a comunicação virtual anulando a física?

Seduzidos por tantas possibilidades proporcionadas pelo meio, as pessoas tem se isolado cada vez mais numa espécie de “cápsula virtual”, e esta tem se tornado o seu mundo particular, onde você vive uma vida bem próxima do que chamamos de real. Com isso banalizamos de forma quase que total a comunicação com seres presentes, o seu vizinho, por exemplo, passa a estar mais distante de você do que aquele seu amigo que mora do outro lado do mundo. Porém isso não significa o fim das relações físicas, pois por mais encantador que seja esse universo virtual, chegará sim a hora em que o indivíduo sentirá a falta, não só da pessoa física, como também do espaço concreto. Ele sentirá a falta do que é ser humano, isto é, de viver, de verdade, grandes experiências.

O que também não quer dizer a anulação total dos meios virtuais, uma vez que viver sem eles hoje, é sinônimo de exclusão social. Prova disso são as comunidades virtuais que tem se infiltrado de maneira feroz em nosso cotidiano. Mais ainda assim surgem dúvidas quanto a esses espaços comunitários via internet, uma dessas dúvidas é se toda essa proliferação seria realmente benéfica para os seus integrantes? O que em minha opinião irá depender da forma em que o usuário irá utilizar este recurso, uma vez que a internet só lhe fornece as ferramentas. E como tudo que é bom tem seu lado ruim, essas ferramentas podem ser usadas também para o mal. O que levantaria outra questão sobre a credibilidade no que diz respeito aos conteúdos divulgados, pois nem tudo que está na rede presta.

Além disso, o sujeito ganha uma maior liberdade de expressão, uma vez que a grande filosofia desse meio é “aparecer”. Sendo assim ele deixa de lado a velha condição de receptor para então agir de forma mais ativa e eficaz nos processos de criação e divulgação de conteúdos. Uma superprodução audiovisual, por exemplo, passa a competir com um simples vídeo caseiro produzido sem recursos por Joãozinho, que agora terá a oportunidade de ser conhecido pelos internautas.

Neste caso a veiculação de conteúdo via internet, contribui na divulgação, mas deixa a desejar no quesito credibilidade, uma vez que eu posso passar por quem eu quiser para divulgar certa informação. Por outro lado a veracidade dos sites também vai depender do tipo de página que estou acessando, pois embora muitos não acreditem, existem sim muitas empresas confiáveis que disponibilizam informações neste meio.

Em suma a internet estabelece uma nova forma de comunicação interpessoal, que estabelece uma série de variáveis, tais como cultura, local de navegação, internautas, entre outros. A sua utilização para o bem ou para o mal dependerá de quem a está usando.

Saiba Mais:
Os Valores Éticos nas Relações Interpessoais no Ciberespaço
Relações sociais se apropriam amplamente da internet

Enquete:

A comunicação via internet é mais eficaz do que a comunicação física?
( ) Sim, pois ela possibilita a interação entre pessoas sem que elas estejam necessariamente no mesmo lugar.
( ) Em partes, pois o sujeito depende dos dois tipos de comunicação.
( ) Não, pois para que a comunicação seja realmente eficaz é necessário que os indivíduos estejam presentes no mesmo espaço físico.

Fórum:

De que forma a internet contribui para o enriquecimento cultural e intelectual do homem?
Participe aqui.

Um comentário: