Que informação é poder, muita gente já sabe. E que a Internet pode ser utilizada como um instrumento de democratização do saber, também já é fato conhecido. A questão é que um grande número de sites noticiosos então disponíveis na rede, convidando os internautas a navegarem em suas páginas. E então, como escolher um barco que veleje nesse informar?
Orientados por essa idéia, embarcaremos aqui, na análise dos três sites noticiosos, O Globo online, The New York Times e Uol Notícias, levando em conta quatro elementos pertinentes ao mundo virtual: multimídia, hipertexto, interatividade e navegabilidade.
Iniciando pelo site do jornal americano The New York Times, podemos notar um alto nível no que se refere à multimídia. As informações são transmitidas por meio de vários áudios, imagens estáticas, textos, vídeos e animações. O site oferece, ainda, arquivos de mídia digital, o famoso podcast, que permite ao usuário acompanhar sua atualização e fazer o download automático de um determinado conteúdo. Já no quesito hipertexto, o NYT oferece uma boa quantidade desse elemento, uma vez que possui um número considerável de informação extra. Por sua vez, os hiperlinks levam o internauta, quase sempre, a uma informação publicada no próprio site. Já no que se refere à interatividade, o site em questão oferece opções como o sistema de RSS, além de disponibilizar e-mails para que o público possa entrar em contato com editores de diferentes departamentos. Se navegar é preciso, o internauta consegue fazê-lo sem dificuldades. Em sua página, o NYT faz uso, basicamente, do azul e do preto, tornando mais fácil a navegação e, apesar de apresentar muitas informações, todas saltam aos olhos do internauta, tornando possível localizar o que se está buscando sem se perder em meio as demais notícias.
Já o site Uol Notícias, assim como o NYT, também faz uso de áudios, textos, vídeos e imagens estáticas para transmitir informações. Diferente do que ocorre no site americano, os hipertextos levam a informações publicadas em diferentes sites, como por exemplo, Folha de São Paulo. A interatividade, no Uol Notícias acontece por meio de "Grupos de Discussões", espaço para o público opinar a respeito de determinada informação e também através de blogs. Quanto à navegabilidade, os títulos são apresentados em preto e as áreas específicas, como Fotos e Vídeos aparecem bem destacadas.
Partiremos, então, para a análise do site O Globo online. Este possui uma sessão específica para a área de multimídia, na qual é possível buscar, através de uma palavra-chave, por áudio, fotogaleria e vídeo. Os hipertextos são disponibilizados de forma moderada no site O Globo, mas, assim como o NYT, eles direcionam o público para outra janela dentro do próprio site. O quesito interatividade é preenchido por formas variadas. Na parte inferior do site, encontramos o link "Fale com o jornal O Globo", que abre espaço o público para sugerir pautas, criticar reportagens e fazer denúncias. Essa possibilidade oferece ao público a oportunidade de ver publicada notícias que estão ligadas de forma mais direta ao seu cotidiano, como no caso da notícia "Leitor registra acidente de trânsito na Tijuca", em que o texto e as fotos do acontecimento são de autoria do próprio leitor. Além dessa área, o público também conta com um espaço no final de página de cada notícia, onde pode postar seu comentário, e da área "Opinião do Leitor". Navegar com praticidade também é facilmente possível. Com as manchetes em tom de azul escuro, não difícil encontrar na página online do jornal O Globo, a notícia de interesse com certa precisão.
Realizada esta análise, pode o internauta, a partir daqui, buscar o "barco" mais adequado às suas necessidades e, como diria o cantor Gilberto Gil, aproveitar a vazante da “infomaré”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário