segunda-feira, 6 de abril de 2009

A NOTÍCIA E O CLICK

Comunicação, informação e interação. Essas podem ser consideradas, hoje, as principais funções da internet e, por que não, as prováveis causas da adesão em massa de grandes e tradicionais veículos de comunicação impressa à rede, como por exemplo, o nacional O Globo e o norte-americano New York Times. Observando as versões on line desses dois grandes jornais pode-se constatar a preocupação em explorar ao máximo todos os recursos de interatividade e atualização que a web oferece mas sem descaracterizar a poderosa marca proporcionada pela forma impressa.
A versão on line de O Globo, assim como a maioria dos outros sites de notícia, tem altíssima quantidade de hipertexto, multimídia, interatividade e atualização, já que esses quatro itens hoje também são características/funções da internet de maneira geral. O hipertexto está presente em todas as informaçoes/notícias divulgadas, já que o leitor internauta se aprofundará nas matérias escolhidas através dele. A parte de multimídia está representada neste site não só de uma maneira geral, isto é, nos links inseridos nos textos para se ver e/ou ampliar fotos, etc., mas em uma espécie de editoria, nomeada por multimídia mesmo, localizada na lateral direita da tela e onde se terá acesso a todas as fotos, vídeos e áudios da edição e de anteriores. Todo este material encontra-se dividido de acordo com a temática das demais editorias do jornal. A interatividade também é representada especificamente através da editoria "Eu-Repórter", onde os leitores realmente fazem a notícia (como o diz o próprio slogan da editoria) através da possibilidade de envio de suas próprias fotos, vídeos, textos e áudio. A atualização é mesmo em tempo real, podendo ser conferida também através das versões para o telefone celular e/ou e-mail.
A versão on line do New York Times, num primeiro instante, se mostra mais enxuta e/ou compacta em relação a de O Globo pois há apenas cinco ícones/editorias na parte superior da tela já que as demais estão localizadas ao longo da lateral esquerda. Em relação ao conteúdo, a temática das editorias é a mesma, de modo geral, mas estão em maior número pois há a presença de links para reportagens apenas sobre estilo de vida, jogos eletrônicos, diálogo entre estudantes, professores e familiares (Learning net work), cartoons/humor. As partes de hipertexto e multimídia são semelhantes às de O Globo, mas a nossa interatividade está mais bem representada e ativa. A atualização, como não poderia deixar de ser, é imediata.
Analisando o site de notícias do provedor uol que, diferentemente dos outros dois já comentados, foi desenvolvido tendo como base apenas o ambiente digital/on line, pode-se encontrar uma abordagem mais geral das notícias (presença de links para todos os principais jornais nacionais e internacionais). Hipertexto e multimídia estão presentes ao longo de todo o site e não mais especificamente, como nos analisados anteriormente, apesar da presença do link específico para infográficos. A interatividade não está representada especificamente por nenhuma editoria/link e a atualização é semelhante ao dos demais.
Desse modo, pode-se concluir que num ambiente tão integrado e acessível tão fácil e rapidamente, os conteúdos estão disponíveis de maneira homogênea e semelhante mas detalhes relacionados à forma, à profundidade das informações e à quantidade de opções de recursos e temáticas certamente fazem a diferença para o leitor na hora da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário