terça-feira, 7 de abril de 2009

O caminho foi bastante longo até a digitalização - Por Gustavo Machado


Desde a criação humana já havia comunicação entre os seres que habitam o planeta terra. No início – sem seguir muito a cronologia correta – tivemos a transmissão de mensagens via fumaça; desenho em pedras; adiantando um pouco, os livros; complementado mais tarde pelo jornal – que foi tido como um veículo mais detalhista e diversificado do que os livros – já que era atualizado com mais freqüência; o rádio, que “revolucionou” a comunicação à época, já que tinha a voz – aguçando o sentido da audição e imaginação dos ouvintes, sendo um veículo que se atualizada a todo o momento; depois a televisão – que foi criada para transmitir áudio, imagem em movimento e texto falado; logo mais o videotexto – cujo aperfeiçoamento da internet veio daí -; e por fim a grande mídia multimídia: a INTERNET.

A internet consegue reunir todos os recursos multimídias dos outros meios que citei acima: vídeo, imagem em movimento – desde que haja tevê ou algum vídeo disponível no site – foto, gráficos, áudios, textos etc. Tornando assim, um veículo novo, que tem poucos estudos aprofundados sobre ele, mas que já se mostra forte e “consolidado” no mercado.

Por mais que a credibilidade dos sites – jornalísticos e noticiosos – vem das fortes marcas de impresso, tevê ou rádio; exemplo: jornal O Globo - impresso tem credibilidade -, logo o site ganha força e notoriedade. A Folha de S.P, mesmo caso com a “folhaonline” etc.

Análise

UOL News

Interação é a palavra chave da internet, sendo assim sem muita análise, já que é “obrigatório” para os sites disponibilizarem formas de interação do público. O site UOL News faz com bastante precisão está parte, disponibilizando contato por email, telefone, postagem de vídeos, matérias etc.

Faz uso de links com coerência – na maioria das matérias que li -. É um site com boa navegabilidade, já que tem bastante publicidade no home tornando assim um pouco poluído visualmente.

Na parte multimídia têm excelentes - e fácies - canais de busca de fotos, vídeos, gráficos, imagens e textos etc.

O conteúdo é bastante jornalístico e com as mais diversas editorias sendo atualizadas quase que em tempo real, ou seja, constantemente.

O Globo Online

Tudo que você encontra na edição do jornal impresso, você encontra no site, pois é disponibilizado para assinantes uma edição digital do jornal. Além disso, todas as editorias do impresso estão no on line com atualizações constantes, e mais, os mais diversos colunistas e comentaristas de variados assuntos desde política até gastronomia.

Um site com muito recurso multimídia, de interação, atualizado sempre – diferente do que era no seu começo, cujo material era praticamente todo do impresso, assim como a maioria dos jornais impressos que migraram para a internet – com bom uso de links que resgatam matérias completas para complementar o assunto que está aberto em outra notícia.

Com ótima navegabilidade e acesso ao seu conteúdo.

The New York Times Online

Com navegabilidade muito boa, acesso fácil aos conteúdos de multimídia – que são fantásticos, com destaque para os infográficos -. Um excelente uso de links, com bastante coerência e precisão. Um home muito “limpo” e claro para o visitante da pagina. Com atualização de conteúdo constante.

Como O Globo Online, disponibiliza uma edição do impresso em forma digital. Com colunistas, blogs e comentários do público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário