Assim que entrei no portal de notícias da UOL percebi duas barras de busca. Um fato que pode causar um pouco de confusão para quem navega pela primeira vez no site. A primeira barra nos leva a uma busca por toda web. Já na segunda barra é possível especificar a busca em:
Notícias (é capaz de buscar matérias dentro do site).
Vídeos (um ponto alto da segunda barra, com essa opção você pode de procurar por vídeos publicados no portal).
Web (nos remete a mesma busca da primeira barra, causando assim mais confusão).
Na parte central do site, como de costume, estão as notícias principais. O fundo branco a as letras pretas com detalhes vermelhos ajudam a ver e perceber melhor as chamadas. O menu de editorias fica situado à esquerda, e é bem variado, com opções que vão desde BBB 9 até a possibilidade de ler textos traduzidos de Jornais Internacionais.
Além disso, à direita da tela, o site ainda conta com informações sobre horóscopo, trânsito, tempo e as cotações da bolsa.
Para analisar os hipertextos, ou links, que estão presentes no site, resolvi ler todas as matérias da primeira página. Pude perceber então que os hiperlinks são pouco utilizados dentro dos textos do site. O que existe mais são links no fim de uma matéria (leia mais notícias sobre, outras notícias sobre, reportagens especiais, etc.).
A parte de interatividade do site é boa. Conta com Grupos de Discussão (onde perguntas sobre notícias são colocadas a disposição de quem quiser responde-las), RSS, Widgets, além de contar com o Clipping de Notícias (a junção da Busca de Notícias com o RSS). O ponto fraco é que não da pra comentar em qualquer notícia. Somente corrigir um possível erro que fora publicado.
O site também conta com uma grande variedade na parte de multimídia. Além de contar com um busca somente para vídeos, você pode receber notícias através de celular e de podcast facilmente. Além de ter uma página reservada somente para fotos e vídeos.
Uma boa aparência e bastante conteúdo é a primeira impressão que se tem do portal de notícias do Globo. O menu é bem visível e, perto da barra de busca (Web e Notícias), fica localizado no topo da tela. Com editorias como "Eu-Repórter" e "Opinião", junto de "Esportes" "Economia" por exemplo, já podemos perceber que um dos pontos altos do Globo Online é unir informação e interatividade. Acima do menu e ao lado da barra de busca há ainda a opção de ler a Edição Digital do jornal. Com uma página inicial (Capa), bem extensa onde predomina o fundo branco com textos em preto e azul, a leitura e a visibilidade das notícias é boa. Além do menu principal, o leitor/internauta também pode ter acesso direto a outras partes do site, como por exemplo blogs de colunistas, pelo lado direito da tela. e
Os hipertextos são muito utilizados pelo site, seja como meio de ler uma matéria relacionada à notícia, ver imagens do fato, ou até mesmo enviar sua opinião. Li todas as matérias da primeira página do portal, e, são poucas as que não contêm links no meio do texto.
No que se trata de multimídia, o site O Globo Online tem até uma editoria específica para o assunto. Nessa página o que nós vemos é uma divisão bem simples entre áudios, vídeos e fotos de variados assuntos. Como existe bastante conteúdo, essa parte do site nos leva a pensar ainda mais que a internet é capaz de retransmitir os outros veículos de comunicação. A tão falada convergência das mídias. Há também o serviço de notícias por celular e o emergente podcast.
O site é, também, bastante interativo. Nele você pode comentar e votar em qualquer notícia, além de poder usufruir de variados RSS e Widgets. No canal "Opinião do Leitor", você tem o espaço para opinar. E na editoria "Eu-Repórter" o leitor é que faz a notícia. Há também um projeto muito interessante que ainda está em versão beta. Chamado de Meu Globo, o site te dá opção de montar uma página com conteúdo do Globo como você bem entender.
A página principal do New York Times tem poucas imagens e bastante texto. Talvez por isso, a home se torne um pouco confusa para alguns. Os espaços entre os as frases são muito pequenos e, as vezes, separados por mínimas linhas. Existem 2 menus na página: um menor no topo e outro com mais opções à esquerda. No primeiro, você pode ver vídeos e as notícias mais populares por exemplo. Já no segundo, se encontram as editorias mais comuns, como Mundo e Ciência. Ainda na esquerda da tela, abaixo do segundo menu, existem links secundários, como charges e blogs. A barra de busca fica logo a baixo do título do site, sendo assim de fácil acesso. Como de costume, o fundo branco e as letras pretas e azuis são as utilizadas.
No portal de notícias americano, o hipertexto é figura certa nas notícias. Na sua maioria, os links levam a gráficos e a perfis de países, lugares e personalidades.
Na parte de interatividade e multimídia, o portal do New York Times é bem completo. Além do sempre presente RSS, o site conta ainda com a possibilidade de você comentar as matérias e receber notícias por e-mail. Existe uma parte de classificados, uma de games e a ainda a possibilidade de ler a versão digital do jornal. Vídeos, áudios e imagens estão presentes em grande parte do site, que conta também com uma editoria específica para tratar do assunto. Os Podcasts aumentam ainda mais essa lista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário