Quando Mc Luham definiu cibercultura como o futuro da comunicação, não poderia ter dado "palpite" mais certeiro. Em meio aos avanços tecnológicos e a sede em descobrir novos processos midiáticos, o homem tem ultrapassado barreiras e o que antes parecia impossível, hoje torna-se realidade. A televisão é um dos alvos dessa convergência de mídia que a internet traz e tende a transformar, a cada dia mais o telespectador em parte integrante do processo de comunicação.
Para avaliar uma home noticiosa devemos levar em consideração quatro tópicos de avaliação, os hipertextos que são as palavras grifadas que quando acionadas pelo clique do mouse te leva para uma outra janela, multimídia são os textos, as fotos e os vídeos, a interatividade que é como o site se relaciona com o seu leitor e por último a navegabilidade um domínio para ser sempre procurado tem que ser de fácil entendimento e conter links e ferramentas que ajudam o usuário a se achar.
Analisando três veículos diferentes New York Times, Uol News e O Globo Online notei que ambos contem os quatro itens mais de uma forma totalmente diferenciada.
New York Times
Interatividade – A pagina principal é atualizada automaticamente a cada nova postagem, nas matérias é inserido a hora que ela foi publicada, em todas as matérias se encontra a opção para comentar sobre o assunto, tem também o RSS um sistema de interação de sites muito usado em blogs e homes de noticia. O usuário ainda pode se cadastrar e ter acesso as noticias completas.
Hipertexto – Sua pagina inicial é formada basicamente de links, tem algum trecho de texto mais as principais manchetes são palavras que te levam a outras janelas do próprio site ou de outros.
Multimídia – são encontradas poucas fotos em sua pagina principal, mas as matérias contem um numero um pouco maior sem contar com o link que te leva à galeria e nos grandes destaques tem um vídeo sobre o assunto para acompanhar.
Navegabilidade – de fácil navegabilidade é um site criado por links, que te levam onde desejar, em sua home page existe link de editorias e campo de busca que facilitam a vida do internauta.
Avaliando no geral é um site bem organizado que tem uma atualização constante, vindo de um grande jornal impresso de muita credibilidade no mercado, a sua home page não deixa por menos e se torna um aliado na busca por público.
O Globo Online
Seguindo a mesma linha do NYT, talvez por ser uma mídia que também é fruto de um jornal impresso O Globo Online tem uma home page feita basicamente por links. Com opções de edição digital, O Globo no seu celular ou no seu email podemos afirmar que é um site bem amplo e que tem uma alta interatividade. Alguns pop-up surgem na tela, o que não agrada a muitos leitores, cada matéria leva em media uma foto e possui uma galeria da mesma, tem muitos hipertextos o que muita das vezes desvia o usuário da noticia que lhe chamou atenção.
Separado por editorias e destaca os blogs de seus principais colunistas como Ancelmo Góes, Miriam Leitão, Patrícia Kogut, etc contém uma barra de buscas com opção de no próprio site ou então em toda web.
Ele se apresenta de uma forma diferente dos outros, em sua primeira pagina o que fica em destaque é a matéria mais importante do dia, na parte de baixo as atualizações mais recentes são listadas, vídeos e fotogaleria são postas em ‘boxes’ para assistir deve se clicar no link de legenda. Interatividade é menor e não se pode comentar nas matérias apenas enviar por email, se manter atualizado pelo celular e comunicar erros, é de boa navegabilidade já que é dividido por editorias na parte superior do site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário