segunda-feira, 6 de abril de 2009

ANÁLISE DOS SITES DE NOTÍCIAS

Através da interatividade, convergência de mídias, rapidez nas informações, a internet é, hoje, o veículo de comunicação que permite o internauta está sempre atualizado navegando pelos sites noticiosos. Analisando os sites propostos, UOL NEWS, O GLOBO e THE NEW YORK TIMES, percebe-se tais características que são primordiais, apesar das diferenças existentes entre eles. Porém, todos os três sites causam certa confusão visual.

1. UOL NEWS

No UOL NEWS, que é o site da UOL que expõe notícias, proporciona facilidade e rapidez no quesito navegabilidade, pois o leitor possui sempre a sua disposição campos de busca. Porém a organização da exibição das informações é colocada de forma confusa.
As notícias são expostas em forma de manchetes e é necessário entrar na matéria para poder ler algo sobre o assunto. Por isso o hipertexto está presente, principalmente na primeira página, o qual permite ao leitor online se aprofundar na notícia que deseja. O hiperlink existe, inclusive, no meio do corpo do texto da notícia como, por exemplo, na passagem: “No final de março, Giuliani disse às autoridades que a série de tremores registrados poderia ser o anúncio de um evento mais forte. Mas o técnico conta que foi acusado de "brincar com assuntos sérios" e que foi denunciado à polícia pela Prefeitura de Áquila por alarmar a população.” Este hiperlink leva o internauta à página onde está noticiado fato. Além disso, os complementos da notícia que está sendo lida são colocados em evidência separadamente, e podem ser acessados.
Analisando a questão da multimídia, o UOL NEWS mistura vídeos, fotos e textos, logo na primeira página. Inclusive quando as notícias são acessadas, estas páginas também apresentam vídeos e fotos deixando o internauta bem interado em relação à visibilidade daquilo que está sendo noticiado.
A atualização do site é oferecida por um quadro chamado ÚLTIMAS NOTÍCIAS, o qual publica as notícias pela ordem de horário dos fatos ocorridos.
Há prestação de serviços como: CLIPPING, BOLETIM, WIDGETS E CELULAR, permitindo alta interatividade entre o internauta e este site.

2. O GLOBO ONLINE

No site de jornalismo online O Globo, também existe facilidade no quesito navegabilidade, e as editorias estão visíveis e bem organizadas na parte superior da página, assim como o campo de busca. Ambos aparecem seja qual for a página do jornal que está sendo utilizada, proporcionando maior rapidez quando necessário.
As notícias são exibidas através de manchetes e fotos, além de um lide da matéria, isso na primeira página, a existência de hipertextos ou hiperlinks em tais manchetes permitem maior aprofundamento sobre o assunto escolhido. Quando estes são acessados, ocorre uma mistura entre texto, fotos e vídeos, e os hiperlinks para os complementos da matéria são destacados e não aparecem hiperlinks no corpo do texto da notícia.
O internauta pode fazer comentários sobre cada matéria no próprio site, o quê confere um nível alto de interatividade ao site. Além disso, pode-se acessar aos blogs de jornalistas do jornal “O globo”, entre outros meios interativos que “o globo online” proporciona.
A atualização do site é oferecida através de um quadro chamado PLANTÃO, o qual apresenta as últimas notícias organizadas pela ordem decrescente de horário.

3. THE NEW YORK TIMES

No site do The New York Times, assim como o site de notícias da Uol, ao analisarmos a questão da multimídia, percebemos que logo na primeira página, existe uma mistura de vídeos, fotos e textos. Os vídeos estão destacados na parte inferior do site e possibilitam a visão de outros vídeos relacionados às notícias.
Assim como no globo, as notícias são expostas através de fotos e manchetes com lides, nos quais existem hiperlinks que levam ao aprofundamento da matéria. Porém, no The New York Times, ocorre a presença de hipertextos no corpo da notícia, ou seja, algumas palavras do texto permitem o link com outra notícia relacionada àquela palavra.
A interatividade alcança alto nível através de possíveis comentários dos internautas em relação às notícias, entre outros meios.
A navegabilidade é bem fácil, pois as editorias ficam todas expostas na lateral esquerda do site; no final do site além delas estarem expostas são colocados alguns itens os quais fazem parte das mesmas. O campo de busca fica disponível o tempo inteiro, mesmo quando navegamos por outras páginas que não sejam a página inicial.
Na verdade eu não encontrei nenhum tipo de atualização como nos outros sites analisados. Pode até ter, mas eu não achei!
Este jornal digital é uma mistura entre UOL e O GLOBO.
Mas a visibilidade é muito confusa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário