segunda-feira, 6 de abril de 2009

Formadores de opinião?

Por: Douglas Melgaço


A versão online do jornal The New York Times apresenta um grande nível de hipertexto, ou melhor, hiperlinks que interligam o conteúdo do jornal a outros locais de navegação, e, principalmente, ao próprio site. Na página inicial as opções de clique, para escolher um link são restritas apenas as manchetes ou chamadas das notícias, mas passando esta etapa, a navegabilidade através dos assuntos dispostos em formas de links é realizada de maneira didática e coerente.

Já no UOL News, o hipertexto ou hiperlink não ocorre no meio da notícia escrita, ou seja, o link para se aprofundar no assunto não está posicionado no meio do texto com uma palavra grifada ou sublinhada por exemplo, a opção de ler mais sobre algo vem em um intervalo da notícia, com alguns tópicos sublinhados e destacados que se referem ou tem algo em comum com o assunto inicialmente descrito na matéria. Como por exemplo, a matéria "Terremoto na Itália mata pelo menos 92 pessoas".

Por outro lado, o Globo permite, já na sua página inicial, uma ou duas opções de link sobre o assunto destacado na manchete, como também, um aprofundamento em outro texto curto logo ao lado, lembrando um lead, mas que neste caso funcionaria como uma espécie de retranca coordenada da matéria principal. Ao clicar em alguma notícia na página inicial do site, você terá a possibilidade de acessar links, escritos, ver fotos, vídeos e ouvir entrevistas, mas, todos também são destacados separadamente do texto corrido, seja no final ou no meio da notícia.

A internet é a ferramenta que proporciona a integração e utilização de todas as mídias possíveis em um mesmo local ou servidor de notícias. No caso do The New York Times, logo na home, a percepção da presença de várias mídias convergindo no site é bem nítida, temos a presença do texto integrado a um vídeo, logo após uma galeria de fotos, em outra parte uma sonora ou entrevista completa em áudio, além dos infográficos complementando as notícias.

O mesmo se pode dizer do UOL News, as mídias, ou melhor, todas as multimídias estão dispostas assim que acessamos o site, as combinações são diversas, textos com fotos, vídeos com fotos, textos com vídeos etc. Isso não se limita apenas na página inicial, praticamente todas as notícias são midiatizadas, ou seja, não se resumem apenas a apresentar a notícia no formato de texto corrido, as informações vem, quase sempre, complementadas com foto, vídeo ou áudio.

Analisando este aspecto (multimídias) na versão do Globo, as opções na home se resumem a uma dicotomia, ou seja, na página inicial temos somente fotos e textos. Mas, ao clicar em uma matéria este panorama muda, em cada notícia são agregadas as notas o maior número de mídias possíveis, dos mais variados formatos, que complementam a informação com novas visões sobre o fato, assim como, recuperações de arquivo do veículo de fatos anteriores que se relacionam com o assunto em pauta no momento.

O internauta pode interagir com o site do jornal americano através do sistema de RSS, contato e mapa do site principalmente. Isso sem contar as já tradicionais partes de comentários e críticas das notícias. No caso do UOL, as opções de interação e recebimento de notícias fora do próprio site são: RSS, CLIPPING, WIDGETS e celular. Neste sentido o Globo oferece a versão digital, receber notícias no e-mail e celular. Além da barra de ferramentas com opções de blogs, meu globo, comunidades e eu-repórter. O site ainda conta também com um podcast e widgets.

A atualização do site do The New York Times acontece automaticamente, e, não existe um plantão de notícias ou algo parecido, pelo menos em destaque na página inicial, mas as notícias novas que surgem na home estão com um indicador de tempo de tempo de quando foram postadas, o que de uma forma ou de outra ajuda a situar o internauta que navega pelo site buscando notícias mais novas ou recentes.

No caso do UOL News as notícias mais novas ficam em destaque no topo da página, além de o site contar com um espaço reservado no meio da página inicial mais ou menos, que se chama últimas notícias que organiza por horário a publicação dos fatos noticiosos no site.

O Globo apresenta um box no lado direito superior da home em destaque as principais notícias do plantão, mas também, conta um uma página, através de um link, reservada com todas as notícias do plantão, e além disso, separa por editorias fatos importantes publicados naquele dia organizados por horário.

Quanto à navegabilidade, todos os três sites são funcionais, rápidos pode se dizer que são didáticos, o internauta sempre tem a sua disposição campos de buscas, informações destacadas de várias formas, notícias separadas por editorias e formatos (vídeo, áudio e fotos), visualmente falando são clean, ou seja, são agradáveis com cores claras que dão a sensação de tranqüilidade, justamente para quem acessar poder passar o maior tempo possível no ambiente sem se cansar ou sentir mal.

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