segunda-feira, 6 de abril de 2009

A tão falada Era Digital


Túlio Baía

A Internet é apontada por alguns teóricos como um meio de revolução da disponibilização da informação. Já para outros a Internet mudou e vai continuar transformando a forma com que as pessoas entram em contato com a informação, mas isso não caracteriza uma revolução. Deixando de lado a denominação das mudanças causadas pela internet, é inegável que essas mudanças existem e já podem ser observadas na sociedade.

Os sites noticiosos são bons exemplos da origem dessas transformações ocasionadas pela Internet. O site Uol News, por exemplo, é uma referência em imediatismo. As notícias são atualizadas em tempo real, criando uma impressão de “jornalismo ao vivo”. Existe também, muito espaço para propaganda no site (quase 1/3), o que atrapalha a visualização do conteúdo como um todo, causando poluição visual e assim prejudicando a navegabilidade.


O site tem a interatividade como uma característica marcante. Blogs, grupos de discussão e infográficos são as ferramentas para que a interatividade fique bastante clara como uma das prioridades do veículo. O Uol news é um site multimídia, já que disponibiliza conteúdo em áudio e na TV UOL.


O “O Globo on line” é o site do jornal O Globo. Conta com todos os colunistas do impresso e ainda disponibiliza o jornal para leitura on line para os assinantes. As propagandas ficam dispostas de forma diferente em relação ao site da Uol. Estão espalhadas pelo site, o que ajuda na visualização do conteúdo. A interatividade é garantida pelos debates on line, enquetes, comentários em blogs e notícias, infográficos e ainda pelo “Eu-repórter”, editoria em que o próprio internauta pode postar notícias. É multimídia, já que disponibiliza conteúdo em vídeo, áudio e fotogaleria.


Já o site do The New York Times tem anúncios muito discretos e bem distribuídos pela página, o que facilita bastante a navegabilidade e a visualização do conteúdo com um todo. Um dos carros-chefe do site são as colunas assinadas pelos cronistas do impresso. A interatividade é um dos pontos fortes. O diferencial deste aspecto são os diversos infográficos disponibilizados pelo site. É multimídia, pois conta com os mais diversos ferramentas de mídia para facilitar o acesso dos internautas à informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário