terça-feira, 5 de maio de 2009

Uma ideia na cabeça e um notebook na mão...

Por: Douglas Melgaço

Fazer jornalismo online se tornou uma grande diversão e brincadeira. Hoje, é possível exercer plenamente o prazer de falar, escrever, ver e ouvir notícia. A internet é uma ferramenta revolucionária, a possibilidade de convergir todas as mídias em uma mesma interface é excepcional. Um fato pode girar o Mundo em poucos minutos nos formatos de vídeo, texto e áudio.

Pode parecer um paradoxo, mas apesar de atualmente existir um arsenal de ferramentas tecnológicas, tanto para divulgar como registrar informações, a internet facilitou e dinamizou a vida de todos nós. Tanto o jornalista como o usuário podem desfrutar as maravilhas de produzir e divulgar conteúdo, seja ele noticioso e/ou entretenimento.

Os meios de comunicação tradicionais ficam o tempo todo se pautando na internet. Quando o fato chega a ser divulgado pela TV ou no jornal/impresso, basicamente servirá apenas para ter outro enfoque ou visão sobre o assunto, porque na web este fato já estará “velho”.

O grande problema, por ser uma ferramenta comunicacional muito nova, é o controle juridicamente falando (no caso de pornografia, pedofilia etc), e a credibilidade, já que a grande característica do meio é justamente essa, a possibilidade de “todos interagirem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário