sexta-feira, 29 de maio de 2009

AUSÊNCIA NA PRÓXIMA AULA (02/06)

Caros,

Me ausentarei novamente na próxima aula por motivo de viagem a serviço do Globoesporte.com.

Desculpem-me mais uma vez por este transtorno,

Luiz Cláudio Amaral

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Internet = Entretenimento



A internet na atualidade é um misto de todas as outras mídias, essa convergência, aliada com velocidade, faz com que as pessoas fiquem mais tempo conectadas. Os recursos oferecidos por esse novo meio de comunicação são ilimitados, as noticias são transmitidas de todas as formas, e ainda pode contar com o entretenimento para conseguir manter a atenção do usuário.

Pesquisas recentes do IBGE mostram que o número de usuário de internet cresceu 28% em julho do ano passado. Em áreas urbanas cerca de 44 % da população está conectada, ou seja, são 64,5 milhões (segundo o instituto data folha) de internautas no Brasil.

Sites de relacionamento são campeões de audiência no nosso país a cada quatro minutos, um é “perdido” nesses portais. O Facebook é o líder das redes sociais são 108,3 milhões de usuários no mundo, aqui no Brasil esses números não significa muita coisa apenas 2% das pessoas utilizam seus serviços enquanto o Orkut fica com 70% da população e ultimamente tem gerado pauta pra jornais. Outro site que faz muito sucesso é o Youtube, ele permite que os usuários cadastrem seus vídeos alguns caseiros outros não, as televisões já estão disponibilizando seus programas na integra. As grandes emissoras e grandes empresas de comunicação estão migrando pra internet.

Um exemplo disso é o Portal Limão.

O limão é um site diferenciado dos outros. Com comunidades no estilo de site de relacionamento e blogs como forma de manifestar própria opinião, os usuários ainda tem uma imensa variedade de informações disponíveis no jeito portal de noticias. Em uma parte do site é possível criar um bolão dos campeonatos que estão rolando no momento no Brasil e no mundo com resultado e gráficos mostrando o desempenho do time durante a competição.



Participem da enquete do portal Terra

Brasil: internautas batem recorde em número e tempo de navegação

terça-feira, 5 de maio de 2009

Uma ideia na cabeça e um notebook na mão...

Por: Douglas Melgaço

Fazer jornalismo online se tornou uma grande diversão e brincadeira. Hoje, é possível exercer plenamente o prazer de falar, escrever, ver e ouvir notícia. A internet é uma ferramenta revolucionária, a possibilidade de convergir todas as mídias em uma mesma interface é excepcional. Um fato pode girar o Mundo em poucos minutos nos formatos de vídeo, texto e áudio.

Pode parecer um paradoxo, mas apesar de atualmente existir um arsenal de ferramentas tecnológicas, tanto para divulgar como registrar informações, a internet facilitou e dinamizou a vida de todos nós. Tanto o jornalista como o usuário podem desfrutar as maravilhas de produzir e divulgar conteúdo, seja ele noticioso e/ou entretenimento.

Os meios de comunicação tradicionais ficam o tempo todo se pautando na internet. Quando o fato chega a ser divulgado pela TV ou no jornal/impresso, basicamente servirá apenas para ter outro enfoque ou visão sobre o assunto, porque na web este fato já estará “velho”.

O grande problema, por ser uma ferramenta comunicacional muito nova, é o controle juridicamente falando (no caso de pornografia, pedofilia etc), e a credibilidade, já que a grande característica do meio é justamente essa, a possibilidade de “todos interagirem”.