domingo, 22 de março de 2009

Informação é solução sim!



Nos dias de hoje só não consome informação realmente quem não quer. É claro que, mesmo com todas as facilidades e a globalização invadindo as casas com seus notebooks, palmtops e celulares totalmente informatizados, muitas pessoas ainda não se sentem totalmente inseridas no mundo virtual. Seja por falta de condições financeiras ou mesmo por ainda resistir às muitas novidades dos séculos XX e XXI.
Mas o fato é que qualquer um, mesmo que de uma lan-house, consegue navegar na internet diariamente se quiser. E com apenas um clique é possível saber tudo o que acontece no Brasil e no mundo.
De uns tempos pra cá, até os jornalistas mais antigos têm se rendido as facilidades que o advento da internet trouxe para o mundo todo. Não que os jornais e revistas estejam com seus dias contados, mas com o corre-corre do dia-a-dia e o aumento dos computadores linkados na rede fulltime, principalmente nos escritórios e empresas, a leitura dos impressos caiu bastante para os fins de semana em casa.
Sem falar na quantidade de sites de informação que surgem a cada dia. Alguns não tão bons, mas muitos se esforçam muito, principalmente para driblar a concorrência que aumenta assustadoramente. Com isso temos um leque de opções na rede. Eu poderia citar vários, mas vou me deter a apenas um, o site do Terra.
No primeiro acesso o que chama muita atenção é a quantidade de imagens e cores logo na primeira página. Mas nada que se transforme em poluição visual, muito pelo contrário, a disposição das imagens, das matérias e até das propagandas é muito bem feita e dividida.
O portal do Terra é um site que não economiza em hipertexto. Ele está presente em quase todo site variando apenas em cores e tamanhos. Já a parte de multimídia, como fotos e vídeos, que também aparecem em grande quantidade no portal, dão um ar alegre e vivo às informações. E recheando ainda mais o site, o internauta encontra um link chamado Terra TV, que traz informações direto das principais redes da televisão fechada.
Um espaço voltado para a interatividade é reservado especialmente para os internautas que querem realmente “meter a mão na massa”. O “Vc repórter” abre espaço para leitores que desejam enviar vídeos, fotos ou apenas textos de denúncias, flagrantes ou coisas do tipo para o site. É possível enviar essas informações também por celular. E como a maioria dos sites de notícia, os leitores se manifestam também, e principalmente, por emails e recados enviados direto ao veículo.
Não podemos esquecer do mais interessante e característico nesse mundo virtual. A atualização dessas informações acontece sempre no momento em que elas acontecem, o que nos dá a verdadeira sensação de atualidade e compromisso com o que é notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário