segunda-feira, 30 de março de 2009

Notícias populares voam pelos ares


Por: Fernanda Rosa

Desde que a World Wide Web, que em bom e velho português significa "Rede de Alcance Mundial", uniu-se à internet, muitas transformações aconteceram em diversos âmbitos da vida social. Entretanto, iremos analisar aqui, as possibilidades oferecidas pela WWW para o que conhecemos por difusão da informação e ressaltaremos, assim, as diferenças entre os meios jornal, TV, rádio e Internet.

Direcionando nossa análise para o site G1, podemos observar que o site em questão disponibiliza links separados por editorias, como Primeira Página, Ciência e Saúde, Esporte, Mundo, Política entre outros. Essa divisão facilita o acesso, uma vez que o público pode ir diretamente à editoria desejada ou, ainda, chegar a assuntos específicos, sem que seja necessário atravessar outros temas relacionados. Essa possibilidade, mesmo que de forma mais limitada, também é disponibilizada em jornais e revistas. Entretanto, no rádio e na TV, o público precisa aguardar o início do programa, exibido em horário fixo e, depois, aguardar o momento em que a notícia específica será anunciada.

Como exemplo, podemos citar a seguinte notícia: "Mergulhador ficará internado por mais uma semana, prevêem médicos". Amplamente divulgada pelos veículos de comunicação na última semana, no site G1 é possível encontrar informações a respeito, buscando por palavras-chave, como "mergulhador" ou "pesca". A mesma matéria conta, ainda, com vídeo, exibido no telejornal Bom Dia Rio, que serve para complementar a informação escrita.

A imagem também é um elemento muito explorado na Internet. Na notícia "Elefante toma banho em Berlim", podemos notar que, até certo ponto, a foto explica mais a notícia que o próprio texto, bastante objetivo e conciso. Apesar da imagem também ser utilizada por outros meios (com exceção do rádio), é na internet que esse elemento encontra espaço ilimitado.

No que diz respeito à atualização, a idéia de tempo real é importante ao veículo Internet, principalmente quando se trata de sites noticiosos. No G1, ao observar a hora em que as notícias são publicadas, notamos um intervalo curto, de 10 ou 20 minutos entre uma e outra. Esse tipo de atualização não é possível ao jornal, uma vez que sua periodicidade é diária. Já na TV, ela ocorre de forma mais limitada, pois este veículo exige muitos equipamentos para a confecção de uma matéria. Já o rádio chega mais perto do alto nível de atualização da internet.

A interatividade, um dos aspectos mais atrativos da internet, permite ao público estabelecer um diálogo direto com o veículo. Algumas vezes, o internauta é quem elabora e sugere as pautas. Como exemplo, temos a notícia "Alunos filmam nos EUA professora bêbada dançando em aula", em que os próprios estudantes registraram em seus celulares a cena. Na mesma notícia, encontramos, ainda, outro elemento muito usado na Internet: o hipertexto. Na matéria da professora alcoolizada, é possível assistir ao vídeo da cena, clicando na palavra "aqui".

Diferenças a parte entre os veículos, o ponto positivo de toda essa variedade, é que mais pessoas têm acesso às informações de diferentes partes do mundo. Como diria a cantora Ana Carolina, "Notícias populares Voam pelos ares", e com a Globalização derrubando fronteiras, informação nunca é demais.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Esporte como você nunca viu...

Por: Douglas Melgaço


O portal de notícias esportivas lancenet.com.br apresenta um nível de hipertexto de médio para baixo, porque os seus textos são diretos e específicos sobre um determinado assunto, sem a possibilidade de clicar em algum link para aprofundar-se mais ou até mesmo ser remetido à outra parte do próprio site, ou seja, a navegação neste portal fica quase sempre restrita a ele e as notícias e assuntos já disponibilizados pela equipe de jornalistas que o alimentam.

A interação pode ser feita através de
enquete, blog, chat, fórum e sms. Com isso, a interatividade atinge um nível muito bom, podendo ser classificada como alta, onde todos os internautas podem escolher a forma pela qual desejam participar, opinar, comentar, interagir de fato com o portal, os colunistas, atletas e os outros internautas.

As notícias de várias áreas do esporte são sempre veiculadas de maneira muito ágil, para isso, o
minuto L! exerce um papel fundamental, já que é esta ferramenta que expõe as últimas notícias no mundo do esporte, na página inicial, para que todos os internautas possam ter acesso as notícias mais novas logo de cara. Essa estratégia atrai muito a atenção dos internautas, porque devido até mesmo a característica do veículo, a internet é a ferramenta comunicacional que permite o maior e mais nível de atualização.

As opções de multimídia são diversas, o portal do Diário o Lance conta além das notícias em texto (forma tradicional), como também, a
tv (programas exclusivos), uma rádio (que inclusive tem o seu próprio site), galeria de fotos, além de todo o conteúdo audiovisual já existente na página inicial.

domingo, 22 de março de 2009

Informação é solução sim!



Nos dias de hoje só não consome informação realmente quem não quer. É claro que, mesmo com todas as facilidades e a globalização invadindo as casas com seus notebooks, palmtops e celulares totalmente informatizados, muitas pessoas ainda não se sentem totalmente inseridas no mundo virtual. Seja por falta de condições financeiras ou mesmo por ainda resistir às muitas novidades dos séculos XX e XXI.
Mas o fato é que qualquer um, mesmo que de uma lan-house, consegue navegar na internet diariamente se quiser. E com apenas um clique é possível saber tudo o que acontece no Brasil e no mundo.
De uns tempos pra cá, até os jornalistas mais antigos têm se rendido as facilidades que o advento da internet trouxe para o mundo todo. Não que os jornais e revistas estejam com seus dias contados, mas com o corre-corre do dia-a-dia e o aumento dos computadores linkados na rede fulltime, principalmente nos escritórios e empresas, a leitura dos impressos caiu bastante para os fins de semana em casa.
Sem falar na quantidade de sites de informação que surgem a cada dia. Alguns não tão bons, mas muitos se esforçam muito, principalmente para driblar a concorrência que aumenta assustadoramente. Com isso temos um leque de opções na rede. Eu poderia citar vários, mas vou me deter a apenas um, o site do Terra.
No primeiro acesso o que chama muita atenção é a quantidade de imagens e cores logo na primeira página. Mas nada que se transforme em poluição visual, muito pelo contrário, a disposição das imagens, das matérias e até das propagandas é muito bem feita e dividida.
O portal do Terra é um site que não economiza em hipertexto. Ele está presente em quase todo site variando apenas em cores e tamanhos. Já a parte de multimídia, como fotos e vídeos, que também aparecem em grande quantidade no portal, dão um ar alegre e vivo às informações. E recheando ainda mais o site, o internauta encontra um link chamado Terra TV, que traz informações direto das principais redes da televisão fechada.
Um espaço voltado para a interatividade é reservado especialmente para os internautas que querem realmente “meter a mão na massa”. O “Vc repórter” abre espaço para leitores que desejam enviar vídeos, fotos ou apenas textos de denúncias, flagrantes ou coisas do tipo para o site. É possível enviar essas informações também por celular. E como a maioria dos sites de notícia, os leitores se manifestam também, e principalmente, por emails e recados enviados direto ao veículo.
Não podemos esquecer do mais interessante e característico nesse mundo virtual. A atualização dessas informações acontece sempre no momento em que elas acontecem, o que nos dá a verdadeira sensação de atualidade e compromisso com o que é notícia.

Informação via internet.

Por Thaís Medeiros


Atualmente vivemos em mundo extremamente globalizado, e no qual sofremos a todo instante estímulos enviados de variados pontos que consequentemente transmitidos pelos diversos meios de comunicação. São inúmeras as possibilidades de nos mantermos interligados aos acontecimentos que envolvem a nação. Mais em meio atanto avanço, não basta mais que o homen tenha apenas conhecimento, ele deve estar o tempo todo ligado aos acontecimentos mundias, em outras palavras deve-se manter o tempo todo atualizado.

Para toda essa atualização do homen podemos dipor de diversos tipos de mídias, mais a internet tem sido sem dúvidas a mais usada, uma vez que transmite a notícia quase que intantaneamente, e nos proporciona uma quantidade maior de informações sobre aquele determinado assunto. Um outro ponto positivo dessa mídia é o fato de pordemos ir diretamente para aquilo que nos interessa (informação não linear), sem termos que pasar por diversos outros pontos que não nos interessa.

Com o avanço desse meio tornou-se muito maior a busca pela informação, para isso as pessoas utilizam diversos sites, mais na interação com o mundo utiliza-se bastante os sites noticiosos, que trazem notícias sobre o mundo todo, informando e atualizando o sujeito, que além disso interage com o meio que está utilizando. Um exemplo de site noticioso é o globo.com, que trabalha as notícias de forma bastante lúdica, fornecendo aos seus internautas, entretenimento, notícias e grandes reportagens.

Para atrair a atenção de seus leitores, utliza um impertexto bem rico em caráter informativo, ou seja, traz uma navegação em tópicos, o que permite maior informação sobre aquele determinado assunto. Outra estratégia de atraçaõ do público está na sua multimídia, que é apresentada em forma de fotos, aúdio, vídeos, gráficos, etc. Isso faz com que o mesmo tenha uma melhor aximilação do conteúdo que está recebendo, e além disso acrescenta ao site uma maior credibilidade por parte desse público.

O globo.com, trablha com jornalistas bem competentes, que se esforçam o máximo para oferecer um trabalho de boa qualidade. Para isso fazem uma atualização contante de seus conteúdos informativos, a fim de que o leitor se sinta sempre bem informado e nunca ultrapassado.

Além de tudo o índividuo pode interagir diretamente com o veículo, através de e-mails, cartas, telefonemas, etc.

Com todo ese serviço a sua disposição o leitor sai de sua visita à página com o sentimento de enrriquecimento cultural. E pronto para interagir com esse mundo fortemente competitivo ao qual vivemos.

terça-feira, 17 de março de 2009

Olá pessoas!!!

Pelé se diz emocionado com homenagem de Neymar

Por: João da Silva

A homenagem que o menino Neymar, de 17 anos, prestou ao seu avô Ildemar, falecido no ano passado, logo após fazer seu primeiro gol como profissional do Santos, domingo contra o Mogi Mirim, emocionou o Rei do Futebol, que era ídolo do avô do jovem atacante do Santos. Neymar socou o ar como Pelé fazia na comemoração de seus gols para atender ao pedido do seu pai, Neymar da Silva Santos.

- Eu me senti voltando no tempo. O garoto que saiu de Bauru aos 17 anos, mesma idade do Neymar, para treinar no Santos e naquele mesmo ano chegou à seleção brasileira. Foi emocionante ouvir o que disse o Neymar. Especialmente quando afirmou que repetia o meu gesto numa maneira de homenagear seu avô de quem fui um ídolo e que faleceu no ano passado. Só tenho que agradecer pelo gesto. Isso é a coisa boa da vida, especialmente quando parte de um adolescente - disse Pelé, em entrevista ao jornal "O Globo".